Sobre Nós

Grupo Escoteiro Caramuru

Sobre


Fundado em 1953 por idealistas da comunidade japonesa em São Paulo, o Grupo Escoteiro Caramuru - 26º SP é referência no movimento escoteiro e na comunidade japonesa no Brasil.


Nossa missão é contribuir com a educação de nossos jovens, incentivando-os a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se tornarem líderes em suas comunidades, além de fortalecer o escotismo na nossa sociedade e integrar os jovens na comunidade brasileira. 


As preocupações sociais e humanitárias foram as raízes do Grupo, e, por isso, o Caramuru se mantém firme, passados mais de 70 anos, sendo um dos maiores grupos escoteiros do Brasil atualmente. 


História da Fundação


Em 1951, durante o pós-guerra, o Visconde Mitiharu Mishima – na época o Escoteiro Chefe da Associação Escoteira do Japão – ministrou no Brasil uma palestra a respeito do Escotismo para a comunidade nikkei. Após essa palestra, Ryozo Osoegawa (“Chefão”) e o Dr. Shizuo Hosoe ficaram impressionados com o movimento escoteiro como forma de integração social, econômica e cultural dos nisseis na sociedade brasileira. Assim, em 5 de março de 1953, no consultório do Chefão, a primeira atividade do Grupo Escoteiro Caramuru foi realizada. 


O nome "Caramuru" veio do apelido dado a Diogo Álvares Correia, um navegador português que naufragou na costa da Bahia em 1510. Apesar de seus companheiros terem sido massacrados pelos Tupinambá após o naufrágio, Diogo sobreviveu e passou a viver entre eles, aprendendo sua língua e cultura. O apelido seria uma referência ao fato de Diogo ter sido encontrado pelos indígenas em meio às pedras da praia e às algas, como se fosse uma moreia – ou Caramuru, em tupi. 


Esse foi o nome escolhido para o Grupo Escoteiro não por conta de seu significado literal, mas sim pela ambição de integrar os jovens nikkeis à comunidade brasileira, assim como Caramuru fez no passado.

Associação de Antigos Escoteiros e Escotistas do Caramuru (A.A.E.E.C.)

Com o crescimento do Grupo Escoteiro Caramuru, a necessidade de uma sede maior e definitiva também foi crescendo. A falta de espaço para realizar as atividades escoteiras e armazenar os materiais, somada à necessidade de integrar as nossas Bandeirantes – que mais tarde viriam a se tornar Escoteiras – levaram um grupo de pais, ex-elementos e chefes à criação da Associação dos Antigos Escoteiros e Escotistas do Caramuru (A.A.E.E.C.) no aniversário de 25 anos do Grupo: em 5 de março de 1978. 

A Associação, como também é conhecida, foi essencial para planejar eventos arrecadatórios, motivar as famílias e administrar os recursos necessários para a compra do terreno e construção da sede própria na Rua José do Patrocínio, 550. Assim, com o esforço e dedicação de toda a Família Caramuru, em novembro de 1981, foi inaugurada a sede com um edifício de 3 andares. Algum tempo depois, em 2003, houve a aquisição do terreno ao lado para uma nova ampliação da sede.


Além da sede em São Paulo, o Caramuru também conta com o Campo Escola Arthur Miyazaki, localizado em Juquitiba, a 90 km de São Paulo. Arthur Miyasaki foi um pai extremamente dedicado nos trabalhos de manutenção do Campo Escola, vindo a falecer precocemente. Assim como Arthur, centenas de pais se dedicaram e se dedicam até hoje para criar as melhores condições para que os nossos escoteiros possam ter uma vivência em meio à reserva natural da Mata Atlântica e conhecer de perto a enorme biodiversidade local. 


Enquanto o Grupo Escoteiro Caramuru se dedica à formação de nossos jovens por meio da prática do escotismo, a A.A.E.E.C. busca dar condições ao Grupo para seguir realizando suas atividades, ao administrar os recursos para proporcionar a melhor estrutura possível aos jovens. Ainda, a Associação constitui um elo importante entre o presente e o passado, aconselhando, preservando valores e princípios e colaborando para a continuidade do Grupo.

Comissão de Mães e Pais

A amizade, a organização, o voluntariado e o compromisso com o melhor possível são pilares essenciais para o funcionamento da Comissão de Mães e Pais. Fundada em 30 de outubro de 1971, a Comissão é um elemento vital para a manutenção das atividades do Grupo Escoteiro Caramuru e está aberta à participação de todos os pais e mães cujos filhos são ou foram membros do Grupo. 

Foi criada com o objetivo de apoiar todas as atividades desenvolvidas na sede envolvendo jovens, líderes e a diretoria. Sua atuação e apoio são cruciais para a variedade de projetos e eventos realizados no Grupo, nos quais participam na organização, planejamento e execução. Além disso, vale ressaltar o papel e a importância da Comissão na integração de todos os pais e mães do Grupo.